Sabemos o quanto uma comunicação ágil, eficiente, clara e objetiva é fundamental tanto para os processos internos como para os externos de qualquer empresa.
Por isso, mais do que nunca, é importante você analisar como está o sistema de telefonia da sua empresa. O atendimento telefônico supre as necessidades? O cliente encontra as soluções e informações que necessita? A comunicação é eficiente e assertiva? Há otimização de tempo e de custos?
Se as respostas para essas perguntas foram negativas, então está na hora de você repensar sobre o assunto.
Hoje, graças aos avanços da tecnologia, as empresas encontram no mercado soluções inovadoras para que esses processos tenham fluidez, sejam mais assertivos e alcancem resultados expressivos, sem perder a qualidade e a credibilidade da organização.
Uma dessas soluções é o PABX na nuvem. Ele funciona como um “upgrade” do PABX tradicional, com mais recursos para dar mais qualidade e rapidez no atendimento ao cliente, aumentar a produtividade e desempenho, e o melhor de tudo, e economizar o tempo e o dinheiro da sua empresa.
Se você ficou interessado no assunto, esse post é você! Nós vamos lhe mostrar como migrar a sua telefonia corporativa e implantar PABX na nuvem e os benefícios que essa migração oferece.
Mas, primeiro de tudo, você sabe:
O que é PAXB na nuvem?
O PABX na nuvem nada mais é do que o PAXB tradicional no ambiente virtual, ou seja, uma central de distribuição telefônica, com uma rede de comunicação integrada, no ciberespaço.
Por meio da conversão de sinais analógicos em digitais, esse novo formato de PABX ampliou os recursos e expandiu as funcionalidades, trazendo inúmeras vantagens e benefícios para a empresa.
E quais são os benefícios do PABX na nuvem?
Entre os inúmeros benefícios, podemos citar:
- Redução de custos com manutenção;
- Aumento na segurança das ligações e operações;
- Possibilidade de expansão sem aumento da infraestrutura ou equipamentos;
- Disponibilidade de conexão em qualquer dispositivo conectado à internet;
- Mobilidade;
- Diversificação dos canais de comunicação;
- Facilidade de transmissão de chamadas dentro da empresa e entre filiais;
- Aumento da produtividade da equipe;
- Diminuição na queda de chamadas;
- Aumento da qualidade das ligações;
- Otimiza e facilita o trabalho remoto; etc.
Mas como implantar um PABX na nuvem?
Depois de saber o que significa PABX na nuvem e os benefícios que ele oferece, você deve estar se perguntando: “Mas como implantá-lo na minha empresa?”. Então, vamos lá. Existe um passo a passo para isso:
1) Qual tipo de ramal você deseja?
Existem 3 tipos de ramais no mercado, tudo vai depender do usuário:
- Softphone: Esse software é instalado no computador ou celular do usuário e funciona como um telefone virtual;
- Gateway de Ramais (FXS): por meio de conversão, permite que um simples ramal vire ramal IP em um aparelho convencional;
- Aparelho IP: oferece qualidade superior de voz, identificador de chamadas e várias teclas de memória.
2) Você já escolheu a operadora de telefonia?
Feita a escolha do tipo de ramal, agora é hora de decidir com qual operadora de telefonia você irá trabalhar para realizar as ligações. Como as operadoras VOIP já possuem ligação com os sistemas de telefonia IP, elas disponibilizam o serviço de PABX na nuvem. Mas não podem ser utilizadas operadoras convencionais? A resposta é sim, porém com a utilização de alguns equipamentos, como:
- Gateway de linhas analógicas (FXO);
- Gateway E1;
- Gateway GSM.
3) E o servidor, você optou por qual tipo?
É importante ter em mente que a quantidade de ligações simultâneas enviadas e recebidas é proporcional à capacidade do servidor.
Concluído os passos acima, passamos para a próxima fase:
- Verifique a quantidade de ramais desejados, as funcionalidades, e demais requisitos;
- Configuração da conta no provedor escolhido;
- Configuração dos ramais virtuais;
- Regras para a URA;
- Estabelecer o horário de atendimento;
- Definição dos números DDIs;
- Criar as gravações para o atendimento autom;
- Configurar correio de voz;
- Realize testes antes da implantação/instalação definitiva;
- Faça a integração com outras plataformas (chat, e-mail, CRM);
- Forneça treinamento com os seus colaboradores para a correta utilização da plataforma.
DICAS IMPORTANTES PARA O PABX EM NUVEM
Se após ler esse artigo você ficou interessado em implantar ou, até mesmo, migrar para o PABX em nuvem, é importante prestar atenção em alguns detalhes:
- Planeje o que você deseja antes de implantar/migrar;
- Meça a qualidade de conexão à internet para que não haja falhas no atendimento;
- Cheque todas as informações dos provedores existentes no mercado, bem como o suporte técnico que eles oferecem;
- Verifique se os equipamentos da sua empresa são compatíveis com a nova tecnologia;
- Garanta treinamento para toda equipe e certifique-se de que eles entenderam como utilizar o novo sistema.
Todo esse processo é simples, mas, como falamos, precisa de um planejamento prévio para que tudo ocorra de forma simples e tranquila. Afinal de contas, a sua empresa só tem a ganhar com a implantação do PABX em nuvem, tanto em termos de redução de custos quanto em maior mobilidade e escalabilidade.
Se você deseja ter um PABX em nuvem na sua empresa, entre em contato e converse com um de nossos especialistas. Nós teremos o maior prazer em ajudá-lo.
Simples IP – Novos tempos pedem novas ligações.